post chapinha

Bom dia pessoal!

Hoje eu venho falar de um acessório indispensável por muita gente, mas que pode deixar de ser o melhor amigo e se tornar o grande vilão para os fios. Estou falando da nossa amada chapinha. Quando eu digo que pode se tornar um grande vilão é porque muita vezes as pessoas usam o aparelho de maneira errada e isso acaba sendo fatal para a saúde dos cabelos.

A chapinha é um dos apetrechos mais usados para modelar os fios, seja para alisar ou para cachear, é difícil achar alguém que não tenha uma em casa e aí começam os principais erros de uso. Eu mesmo já ouvi várias histórias de pessoas que na hora da pressa acabam passando a chapinha no fio ainda úmido, e isso é um verdadeiro crime! Para usar esse aparelho vocês precisam estar com o cabelo totalmente seco, é inadmissível secar, ou melhor, fritar os fios entre as chapas, isso detona a fibra capilar e depois não há tratamento ou reestruturação que resolva.

pranchas-de-cabelo

Outro ponto extremamente importante e que muita gente ignora é o uso de protetor térmico, até já falei sobre isso aqui no blog na Dica New. A chapinha, assim como qualquer outro modelador, atinge temperaturas altíssimas, o protetor não pode ser dispensado jamais, pois é ele que não vai permitir que o calor excessivo produzido pelo aparelho danifique a fibra capilar.

Também não posso deixar de falar sobre a forma de usar a chapinha. Você jamais devem pranchar muitas vezes a raiz, quem faz progressiva geralmente tem esse hábito para disfarçar o crescimento dos fios, porém esquecem que essa prática detona aquele cabelo novo, que vai acabar crescendo sem vida e super opaco.

Pranchar o cabelo devagar também não traz bons resultados, afinal o fio não vai ficar mais liso ou mais enrolado (dependendo de sua intenção). O que vocês terão são cabelos quebradiços e que podem ficar com aquele aspecto de marcados.

Uma curiosidade que muita gente não sabe é que quem usa a chapinha constantemente precisa de vez em quando lavar os cabelos com shampoo anti-resíduos, isso porque o uso da prancha sem uma limpeza mais profunda acaba gerando o acumulo de impurezas nos fios, o que dá aquele aspecto de cabelos oleosos e sem vida.

post chapinha 1